Como escolher a melhor roupa / uniforme para a prática de atividades físicas

Camisetas personalizadas em Curitiba

A camiseta certa, os shorts ou a calça adequada fazem toda diferença na hora de se exercitar uma boa roupa esportiva reúne três princípios: liberdade de movimento, conforto e funcionalidade. O objetivo do tecido é estabelecer a melhor relação possível entre a pele, a roupa e o meio ambiente. Por isso, ainda que o vestuário não seja responsável pelo desempenho de um atleta, pode sim contribuir para melhorar a performance de um esportista. Embutido no aspecto “conforto” está o isolamento térmico e a troca de ar; a sensação agradável do toque com a pele, resultado de uma boa respirabilidade, e a absorção e transporte de umidade, que conduz click here o suor para a superfície do tecido e permite uma evaporação mais rápida da umidade.
Associados às tecnologias, outros atributos foram incorporados nos tecidos esportivos mais recentes, como ação bacteriostática, proteção UV e compressão. Há uma série de características a serem analisadas na escolha de uma roupa para a prática esportiva. E nem sempre a propriedade mais óbvia é funcional. Tecidos muito maleáveis, por exemplo, podem transparecer sensação de conforto em um primeiro momento. Entretanto, grudam na pele quando molhados. Em contrapartida, tecidos com superfícies irregulares têm poucos pontos de contato com a pele e permitem que o ar circule melhor entre a pele e a roupa.



Cada modalidade, um cuidado. Conheça alguns aqui:



1. Corrida
A camiseta deve proporcionar um bom controle térmico. O melhor é que as peças apresentem uma boa compressão em algumas regiões, como nas coxas.

2. Futebol
Camisetas de tecido sintético para facilitar a transpiração e bermudas com a compressão adequada evitam lesões e aumentam a potência dos chutes.

3. Esportes de aventura
A roupa tem de ser resistente por causa dos atritos, muitas vezes da lama etc. Também é importante que as peças contem com proteção contra raios solares.

4. Natação

Maiôs e sungas precisam oferecer o menor atrito possível para que o atleta ganhe em performance. Além disso, necessitam ser resistentes ao cloro para garantir uma boa durabilidade e a manutenção de suas características.



Como age o calor humano A temperatura normal do corpo, embora não seja idêntica em todas as partes, está entre 36ºC e 37ºC. Durante a prática de exercícios, a energia perdida em forma de calor fica em torno de 80% e precisa ser dissipada para o ambiente externo. Um aumento progressivo da temperatura corporal durante o exercício pode dificultar o rendimento. Em condições de calor, um aumento de somente 1°C ou 2°C na temperatura corporal pode ter um impacto importante na duração do rendimento esportivo.



Esse calor excessivo é continuamente dispersado do organismo por meio de vários meios e, sob condições normais, 90% desta troca térmica ocorre por meio da pele e 10% pela respiração. A transpiração, que exerce um papel importante na termoregulação do corpo, é bastante afetada pelas condições do meio ambiente e influenciada por fatores como roupas usadas durante a prática. Por isso tanta dedicação de todas as marcas esportivas em proporcionar um vestuário de acordo com as necessidades de cada modalidade.



Um bom e simples exemplo da atuação da roupa é quando, em ambientes frios, a temperatura corporal fica abaixo de 35ºC e caracteriza-se uma hipotermia, que exige a proteção de um bom sistema de isolamento térmico. Os tipos de tecidos utilizados nessas condições são geralmente feitos com poliamida e recebem acabamento peluciado ou felpado internamente. Outro caso comum são os tecidos completamente à prova d´água, que não permitem passagem de umidade em forma de vapor gerado pelo corpo e, ao longo de um exercício físico, rapidamente saturaram o usuário, pois a umidade será condensada na parte interna.



Por outro lado, vestir roupas molhadas ou úmidas provoca calafrios e, como a transpiração não ocorre com a presença de água, é extremamente importante a secagem rápida.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *